Pular para o conteúdo principal

Certas Maneiras (Ano 2008)


Engraçado quando você abaixa os olhos balançando a cabeça com ar de negação, engraçado, porque naquele momento você fala a verdade, naquele momento da sua crítica, ao invés de me apavorar, você se passa por uma criança em corpo de gente grande, tentando esconder o pedaço de chocolate que você pegou em cima do armário, aquele que só podia comer depois do jantar.
 Você não gosta de amigos que discordam de você?
Não lembre que antes de eu ser alguém em sua vida, eu sou alguém que te quer, bem.
Seja calmo e mais compreensível, porque nem tudo que nós queremos, podemos ter naquele determinado momento, mas podemos sim, basta um pouco mais de paciência.

Faça como Fernão de Magalhães, que em 1519 decidiu dar a volta no mundo, para provar que a Terra não era quadrada, mas infelizmente não conseguiu, morreu num combate em 1521 nas Filipinas, sem completar a circunavegação, mas tinha um objetivo e foi atrás pra poder concretizá-lo. Seja como Galileu, que tem seu marco na história como um grande homem.
Galileu que se descreveu como um nobre de Florença, era um músico profissional. Realizou experiências em fios para apoiar suas teorias musicais. Galileu estudou medicina na Universidade de Pisa, mas seus interesses reais estavam sempre na matemática e na filosofia natural. É lembrado, principalmente, por seu trabalho em queda livre, no uso e emprego do telescópio e da experimentação. Depois de ministrar matemática durante determinado período, entre Florença e a Universidade de Pisa, em 1592 Galileu foi levado ao cargo de professor de matemática na Universidade de Pádua, atual Universidade da República de Veneza. No início, Galileu tinha a responsabilidade sobre dois cursos. O primeiro era de ensinar geometria Euclidiana e o segundo, astronomia geocêntrica. Construiu seu próprio telescópio sem nunca ter visto um.
Descobriu que a Lua não tem superfície lisa, mas está cheia de irregularidades, como a Terra. Percebeu que a Via Láctea não era constituída, como dizia Aristóteles, por "exalações celestiais", mas era um aglomerado de estrelas. Viu uma quantidade muito maior de estrelas do que era possível a olho nu. E descobriu, também, quatro satélites girando em torno de Júpiter.
Seja uma pessoa de coragem, seja simples.

E continuarei apostando em você.


 Susanne de Andrade

Comentários

As mais visitadas

Pra aonde ela foi?

  É estranho ás vezes sentir saudade da menina ingênua que morreu aos 30 É estranho sentir vergonha de como ela era e se portava É estranho ver toda aquela magreza e rosto que só se via dentes É estranho ver como ela se explicava e justificava. É estranho sentir alegria e pena dela É estranho saber que a vida dela iria mudar para sempre É estranho que ela pensava que estava dando a volta por cima É estranho saber que ela sorria para fotos e chorava escondida. É estranho sentir também repulsa É estranho saber que dentro dela também existia uma luta É estranho como ela ajudava quem precisava de cura É estranho saber que era ela quem precisava de ajuda. É estranho tentar resgatar um pouco dela e não conseguir É estranho não saber usar o lado bom que ela fazia sorrir É estranho querer matar quem nasceu depois dela É estranho lembrar que ela precisa esquecer ela. É estranho sentir raiva de quem ela se tornou É estranho saber que alguém a ama e ela se sente um horror É estranho os quilos...

Inquitude

  Mais uma vez aquele momento da vida: tomar decisões. Isso me tira o sono e me deixa em um grau de ansiedade muita das vezes, sufocante. De fato, para mim, tomar decisões nunca foi uma tarefa fácil, pois nunca saberei de fato qual será a consequência decorrente da determinada escolha feita. Acredito que o medo do fracasso ou do sentimento de escolha errada, revela essa angústia. Ah, mas coloque nas mãos de Deus... Se fosse algo simples, no qual eu depositasse todas as minhas aflições e acordasse com as respostas estampadas em meu nariz no dia seguinte... Oportunidades. Elas vêm e vão. Oportunidades. Buscamos e rejeitamos. Escolhas. Escolher querer ou escolher deixar passar? As decisões tomadas podem nos colocar em rumos completamente diferentes no qual estamos no estado presente, e na inquietude do tique-taque do relógio mental, reforça a voz que na cabeça assola e grita e apressa e chora, atormenta, desola, apavora. Ok, mas e agora? Brasil, 28 de julho de 2024.