Pular para o conteúdo principal

Sobre o luto

 



A Etimologia da palavra luto deriva do latim "luctus,us", com o sentido de limo, lodo. Significando dor, mágoa, lástima. No dicionário aurélio significa: sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém; originado por outras causas; amargura, desgosto.

Contudo, o luto só terá um melhor significado quando você vivenciá-lo, ou seja, quando você passa pelo momento de perda de uma pessoa que seja próxima e íntima. 

Quando uma pessoa conhecida morre, você sente pena, espanto, tristeza momentânea pelo ocorrido e/ou pelas pessoas que a perderam, ou seja, você sente compaixão, que significa: sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

Agora o luto, só vivencia quem está próximo de quem faleceu. E a intensidade não pode ser discutida por ser um sentimento individual. 

Segundo a psicologia, "o luto é o processo de readaptação da realidade sem a pessoa que se foi e é importante que o indivíduo vivencie essa experiência para aceitar a perda". E para lidar com o luto, segundo a psicanálise, "o processo que o sujeito precisa passar para elaborar o luto, envolve uma mudança nas defesas e fantasias do psiquismo, para buscar um novo equilíbrio" (Freud, 2014). Encontra-se na literatura a divisão do processo de luto por estágios, que são: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação". Entretanto, com base em relatos pessoais, nem sempre os enlutados passam por esses estágios.

Uma das formas de reagirmos à morte é através do luto. E este momento de luto deve ser respeitado. 

De acordo com a Bíblia, no livro de Isaías 57:1-2, diz que “o justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte", e no livro de Eclesiastes 3:1–2, 4 diz que “tudo tem o seu tempo determinado”, “há tempo de nascer, e tempo de morrer (…) tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar." Em outro trecho de Eclesiastes 7:2 diz que “é melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa”. 

O nascer e o morrer são duas certezas que adquirimos desde muito cedo, afinal, tudo que tem vida, um dia morrerá. 

É no período do luto que refletimos sobre coisas que realmente importam, como a vida em si, nas nossas ações, nas pessoas que amamos, no que plantamos e colhemos. Pois, aqueles que acreditam na eternidade, a vida não termina na morte física, pensando nisso, o luto deveria ser movido pela saudade e não por medo ou desespero. 

O fato é que nunca estaremos preparados para o luto. O momento de dor é sentido e não pode ser arrancado. 

Há pessoas que lidam melhor com o luto do que outras. Porém, lidar melhor, não significa não sentir. 

O apoio emocional neste momento é muito importante. Ter alguém para te ajudar a atravessar este deserto, torna-se mais suportável. Então, não queira estar só. Não queira esconder o que sente, guardar só para si. E não se permita viver um luto eterno, pois você continua aqui.


Comentários

As mais visitadas

Mana, pega o cachorro.

Ela sai de casa quando os pais brigam, outra vez. Agarra o cachorro e convida a irmã caçula para ir também. Uma ou duas voltas no quarteirão Quem sabe é o prazo para a brigar terminar? Pedindo a Deus por socorro ou melhor se aulas voltar? Casa bagunçada, vidros pelo chão   Cada uma arruma de um lado,  enquanto descansa o bicho-papão.   Choro e sangue mais uma vez.   Arranhões e gritos de socorro Carros de polícia, não é novidade Eles veem e voltam, não importa a gravidade. Mas não vai dar nada, como sempre, ela sabe. Alguns dias felizes, pazes feitas e promessas restauradas.   Quando será a próxima vez, da jogada na cara? Música alta, filmes e pipoca Churrasco em família, com coca e farofa   Comida amanhecida, no copo tem mosquito Será que minha irmã também percebe que tem algo esquisito? Ela pensa em voz alta, não é possível, de novo?  Isso p arece com um ciclo vicioso. Vamos mana, se arrume e p ega o cachorro Pois lá vamos nós, Pfff!, de novo.

Não se esqueça disso, por favor!

Não quero esperar a manhã pra dizer: Agora é tarde! Quero acertar hoje, queria aprender com os erros dos outros, mas infelizmente isso nunca fica em prática, então, que eu aprenda com os meus próprios erros, acredito que, sentindo na pele tudo se explica melhor... Queria tanta saber os porquês... Queria tanto que tudo fosse diferente... Queria saber aonde errei... Aonde eu devo consertar... Pergunto-me agora: Por que você está agindo assim, eu quero ser sua parceira, sua confidente... Não faça de mim uma parede pra você escorar, nem seu travesseiro pra você dormir... Se for pra ter você. Quero a sua verdade. Não quero me preocupar onde você está o que está fazendo agora, por que você desligou o telefone, por que você não fala pra mim o que está acontecendo com você, com os seus sentimentos, o que te feriu, o que mais tem te preocupado... Eu quero estar ao seu lado como um todo. Será que você Não me entende... Se você não me quer como sua mulher, não me faça fazer pergunta...